Normas para publicação – REVEL
A REVEL foi criada para abrigar artigos do Fórum Acadêmico de Estudos Lúdicos. Artigos aprovados nesse evento são submetidos ao conselho da revista para inclusão no Caderno de Artigos do FAEL. Essa seção da revista segue as normas de submissão do FAEL (abaixo). A partir do número 3, a revista deve aceitar publicação direta de artigos, seguindo as mesmas normas.
A revista também tem seções jornalísticas e de memória, curadas pelo corpo editorial e formalmente livres.
1. MODALIDADES
1.1. Artigos completos
Trabalhos que apresentam pesquisas já finalizadas, ou em estado avançado de finalização. Possuem a participação de pelo menos um Mestre ou Doutor e estão vinculados à Universidade através de projetos ou grupos de pesquisas. Devem ter um mínimo de sete (7) páginas e um máximo de dez (10) páginas, excetuando-se as referências e os anexos. O texto deve conter as seguintes seções (ou equivalentes): Resumo, Introdução, Métodos, Resultados, Discussão e Referências.
1.2. Resumos expandidos
Pequenos artigos que mostram pesquisas em estado inicial de desenvolvimento, ou mesmo uma pesquisa finalizada, em nível de graduação ou pós-graduação. Devem ter um mínimo de quatro (4) páginas e um máximo de seis (6) páginas, excetuando-se as referências e os anexos. O texto deve conter as seguintes seções (ou equivalentes): Resumo, Introdução, Métodos, Resultados (esperados ou obtidos), Discussão e Referências.
1.3. Relatos de desenvolvimento
Artigos com especificações técnicas, planos de desenvolvimento ou post-mortems, visando a apresentação de casos de trabalho e relatos de aplicação de técnicas de criação de regras para jogos, som, roteiro, desenho, animação e técnicas lúdicas afins. Devem ter um mínimo de quatro (4) páginas e um máximo de seis (6) páginas, excetuando-se as referências e os anexos. Sugere-se que contemplem alguns dos seguintes aspectos:
- Equipe de desenvolvimento e funções
- Alto conceito: gênero do jogo, plataforma de desenvolvimento, público-alvo e propósito (comercial, educacional), panorama temático
- Aspectos estéticos (estilo e tom):
- Estilo audiovisual (realista, caricaturista, abstracionista…)
- Referências culturais (étnicas, históricas…)
- Escolhas de paletas de cores e de paletas sonoras
- Quadro emocional (sentimentos que o jogo procura comunicar)
- Aspectos narrativos:
- Sinopse da história
- Principais personagens
- Principais cenários
- Mecânicas de jogo:
- Objetivos
- Movimentações, habilidades…
- Fluxo do jogo
- Sistemas diversos (câmera, pontuação, checkpoint, interface…)
- Tecnologia empregada (papel, tabuleiro, softwares 3D, middleware de áudio, motor de jogo, shaders…)
- Cronograma do desenvolvimento
- Processo criativo, empecilhos, soluções
- Material de divulgação (site, imagens, contato da desenvolvedora…)
2. INSCRIÇÕES
A submissão do artigo deverá ser feita por um dos autores, por meio do sistema de submissões do FAEL, por meio de uma ficha de submissão e de arquivos anexos (preferencialmente em nuvem), devendo conter:
- Título do projeto
- Autores
- Instituição
- Modalidade
- Resumo
- Arquivo de texto (enviar via site de compartilhamento)
3. FORMATO DOS TRABALHOS
- O artigo deve ser enviado no formato “doc”, “docx” ou “odt”, tendo no máximo 10 MB.
- Um artigo pode ter, no máximo, 5 autores. O corpo do artigo enviado deve conter o(s) nome(s) do(s) autor(es), os respectivos e-mails, e instituição.
- A formatação geral do artigo deve ser a seguinte: fonte Arial 12, espaçamento de 1,5 linha, margens superior e esquerda de 3cm e inferior e direita de 2cm, com numeração progressiva de seções (1., 1.1., 2. etc.).
- Os trabalhos serão submetidos exclusivamente pelo sistema de submissões do FAEL 6.
- Todas as submissões devem ser originais, isto é, trabalhos inéditos, não-publicados, nem apresentados em quaisquer tipos de eventos. Qualquer obra que tenha sido previamente publicada, ou está sendo apresentada simultaneamente em eventos ou revista, poderá ser rejeitada pela organização do FAEL.
- O autor responsável pela submissão se certifica de que o artigo não incorre em nenhuma ilegalidade.
[envio de originais para apreciação em fluxo contínuo: envie para estudosludicos [arroba] gmail.com e aguarde confirmação não automática do recebimento]