por Leonardo Lima
Nota: esta lista de conferência foi criada com o propósito de ajudar os autores de relatos do FAEL, alunos de Jogos Digitais em geral e todo profissional interessado em apresentar relatos de caso envolvendo jogos e afins. Para as regras de inscrição de trabalho no FAEL, consulte a página oficial do evento. Editada em 2020.
O relato de desenvolvimento é um artigo que comunica um ou mais aspectos da produção de jogos e afins, incluindo relatos de aplicação de técnicas de criação de regras, som, roteiro, desenho e animação. Deve ter um mínimo de quatro (4) páginas e um máximo de seis (6) páginas, excetuando-se as referências e os anexos. Sugere-se que contemplem alguns dos seguintes aspectos:
- Equipe de desenvolvimento e funções
- Alto conceito: gênero do jogo, plataforma de desenvolvimento, público-alvo e propósito (comercial, educacional), panorama temático
- Aspectos estéticos (estilo e tom):
- Estilo audiovisual (realista, caricaturista, abstracionista…)
- Referências culturais (étnicas, históricas…)
- Escolhas de paletas de cores e de paletas sonoras
- Quadro emocional (sentimentos que o jogo procura comunicar)
- Estilo audiovisual (realista, caricaturista, abstracionista…)
- Aspectos narrativos:
- Sinopse da história
- Principais personagens
- Principais cenários
- Sinopse da história
- Mecânicas de jogo:
- Objetivos
- Movimentações, habilidades…
- Fluxo do jogo
- Sistemas diversos (câmera, pontuação, checkpoint, interface…)
- Objetivos
- Tecnologia empregada (papel, tabuleiro, softwares 3D, middleware de áudio, motor de jogo, shaders…)
- Cronograma do desenvolvimento
- Processo criativo, empecilhos, soluções
- Material de divulgação (site, imagens, contato da desenvolvedora…)
No FAEL, o texto deve conter as seguintes seções (ou equivalentes): Resumo, Introdução (apresentação do jogo e seu alto conceito), Métodos (onde se apresentam o modelo de desenvolvimento e técnicas/instrumentos de desenvolvimento), Resultados (estágio atual do desenvolvimento e/ou seu objetivo pretendido), Considerações finais e Referências.