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Guia para redação do relato de desenvolvimento

por Leonardo Lima

Nota: esta lista de conferência foi criada com o propósito de ajudar os autores de relatos do FAEL, alunos de Jogos Digitais em geral e todo profissional interessado em apresentar relatos de caso envolvendo jogos e afins. Para as regras de inscrição de trabalho no FAEL, consulte a página oficial do evento. Editada em 2020.

O relato de desenvolvimento é um artigo que comunica um ou mais aspectos da produção de jogos e afins, incluindo relatos de aplicação de técnicas de criação de regras, som, roteiro, desenho e animação. Deve ter um mínimo de quatro (4) páginas e um máximo de seis (6) páginas, excetuando-se as referências e os anexos.  Sugere-se que contemplem alguns dos seguintes aspectos:

  • Equipe de desenvolvimento e funções
       
  • Alto conceito: gênero do jogo, plataforma de desenvolvimento, público-alvo e propósito (comercial, educacional), panorama     temático
       
  • Aspectos estéticos (estilo e tom):
       
    • Estilo audiovisual (realista, caricaturista, abstracionista…)
             
    • Referências culturais (étnicas, históricas…)
             
    • Escolhas de paletas de cores e de paletas sonoras
             
    • Quadro emocional (sentimentos que o jogo procura comunicar)
         
  • Aspectos narrativos:
       
    • Sinopse da história
             
    • Principais personagens
             
    • Principais cenários
         
  • Mecânicas de jogo:
       
    • Objetivos
             
    • Movimentações, habilidades…
             
    • Fluxo do jogo
             
    • Sistemas diversos (câmera, pontuação, checkpoint, interface…)
         
  • Tecnologia empregada (papel, tabuleiro, softwares 3D, middleware de áudio, motor de jogo, shaders…)
       
  • Cronograma do desenvolvimento
       
  • Processo criativo, empecilhos, soluções
       
  • Material de divulgação (site, imagens, contato da desenvolvedora…)

No FAEL, o texto deve conter as seguintes seções (ou equivalentes): Resumo, Introdução (apresentação do jogo e seu alto conceito), Métodos (onde se apresentam o modelo de desenvolvimento e técnicas/instrumentos de desenvolvimento), Resultados (estágio atual do desenvolvimento e/ou seu objetivo pretendido), Considerações finais e Referências.