Edital de chamada de jogos, brinquedos e quadrinhos para o Concurso Rebeldias 2020

Este edital descreve as condições para inscrição de trabalhos no Concurso Rebeldias 2020, realizado pela Rede Brasileira de Estudos Lúdicos (REBEL) e instituições parceiras.

O  Concurso Rebeldias 2020 é um espaço para divulgação, exposição e celebração de projetos lúdicos, selecionados por suas qualidades em projeto, estética e aplicação. São quatro modalidades:

  • Brinquedos
  • Histórias em quadrinhos
  • Jogos digitais
  • Jogos de sociedade (“jogos analógicos”, “jogos de mesa” etc.)

REGULAMENTO

  1. CONDIÇÕES PARA INSCRIÇÃO

1.1 Os projetos podem ser submetidos gratuitamente na forma de protótipos ou produtos finalizados e podem ter o propósito de entretenimento ou serem voltados a arte, educação ou treinamento. A submissão desse jogo, brinquedo ou narrativa deverá ser feita por um dos autores do projeto, por meio do sistema de submissões do Concurso Rebeldias 2020, disponível em:

https://forms.gle/jYs64k8cMaVZESue9

O envio do produto em versão digital deve ser suficiente para a inscrição e avaliação do projeto no Concurso Rebeldias 2020. Em casos especiais a organização pode negociar com os autores a cessão de uma cópia física do produto para avaliação ou exposição.

1.2  Uma obra só pode ser submetida ao concurso uma vez. Especificamos abaixo as restrições de aceite conforme o tipo de produção e a data de lançamento:

  • Produções acadêmicas – devem ter sido submetidas à instituição de ensino entre janeiro de 2018 e junho de 2020.
  • Produções da indústria – devem ter sido lançadas pela primeira vez no mercado brasileiro entre janeiro de 2018 e junho de 2020.
  • Iniciativas independentes ou inéditas – o concurso dá preferência a submissões inéditas. Caso uma versão antiga do mesmo projeto já tenha sido submetida em edições anteriores, a nova candidatura deve estar acompanhada de um documento listando as diferenças entre a primeira submissão e a(s) subsequente(s), do contrário será desclassificada.
  1. SELEÇÃO E EXPOSIÇÃO

2.1. A análise das submissões será feita por um júri envolvendo membros da REBEL e profissionais convidados da área. Os critérios para a escolha envolvem originalidade, acabamento técnico, funcionalidade e temática. Cada  jurado recebe uma parte dos inscritos e elabora um parecer crítico para subsidiar as fases posteriores de discussão. Cada inscrição recebida deve ser avaliada por ao menos dois jurados.

    2.2. Os melhores projetos serão selecionados para a mostra virtual Exposição Rebeldias 2020. Apenas projetos que forem incluídos nesta seleção farão jus a certificado de participação na Exposição Rebeldias 2020. 

2.3. Em adição à exposição, alguns projetos em cada categoria serão indicados pelos jurados como “finalistas” do concurso e serão reexaminados pelo júri. Nesta nova fase, o júri decide quais serão os dois finalistas de cada categoria. Em caso de baixa participação ou baixa qualidade de produção, o júri pode decidir por cancelar a categoria do concurso, mantendo ainda a possibilidade exibir algum desses produtos na Exposição Rebeldias 2020 com o estatuto de hors-concours

2.4. No dia 23 de novembro, durante o VII Fórum Acadêmico de Estudos Lúdicos, os vencedores de cada categoria serão anunciados publicamente e farão jus ao selo de vencedor do Concurso Rebeldias 2020, além de brinde oferecido pelos parceiros e patrocinadores do evento.

3. AUTORIA 

3.1 Podem-se inscrever até cinco autores por projeto, reservando-se a organização o direito de resumir a autoria, por exemplo usando o sobrenome do primeiro autor seguido de “et al” quando houver limitações de espaço.

3.2 O autor da submissão será responsável em garantir que o projeto não fere nenhuma lei ou direito autoral e que não há quaisquer problemas legais envolvidos em sua exposição.

3.3. Os autores também se responsabilizam pelo eventual recolhimento de direitos autorais nas imagens para a exposição virtual e vídeo de divulgação. A organização recomenda evitar o uso de trilha sonora e ilustrações que não sejam de uso liberado (creative commons). Direitos autorais sobre uso de música e outros ativos intelectuais devem ser recolhidos pelos autores do vídeo, quando for o caso.

4. MODALIDADES DE INSCRIÇÃO

4.1. Brinquedos. Categoria abrangendo a criação, modelagem e personalização (customização) de figuras, dioramas e objetos destinados ao brincar.

4.1.1. Documentação necessária: a inscrição deve ser acompanhada de 

  • arquivo .pdf com especificações técnicas (tamanho, material, cor, processo de fabricação etc. –  não serão divulgadas), 
  • release (para imprensa e grande público) 
  • imagens de divulgação.

4.1.2 Material complementar (recomendado): os autores podem incluir

  •  Um vídeo de divulgação comentado (incluindo depoimentos, contexto de uso etc.). 
  • Objeto 3d ou link de acesso para visualização virtual são desejáveis.

4.2. Histórias em quadrinhos. Categoria que inclui produtos de arte sequencial, que serão avaliados em sua qualidade geral (de roteiro, desenho e edição).

4.2.1. Documentação necessária: a inscrição deve ser acompanhada de 

  • arquivo .pdf com  trecho representativo, de preferência a HQ completa  (não será compartilhado com o público)
  • release (para imprensa e grande público)
  • imagens de divulgação.

4.2.2 Material complementar (recomendado): os autores podem incluir

  • um vídeo de divulgação comentado (incluindo depoimentos, contexto de uso etc.).
  • e-book ou link de acesso para visualização virtual (da HQ completa ou apenas uma parte – será divulgado).

4.3. Jogos de sociedade. Categoria abrangendo jogos de cartas, tabuleiro, movimentação corporal, educação física, narrativa e características afins. Será avaliado em razão de suas regras, sua combinação com o tema e a experiência estética dessa interação.

4.3.1. Documentação necessária: a inscrição deve ser acompanhada de 

  • arquivo .pdf com manual e imagens de componentes (não serão divulgados)
  • release (para imprensa e grande público) 
  • imagens de divulgação.

4.3.2 Material complementar (recomendado): os autores podem incluir

  • Um vídeo de apresentação estética (gameplay) com comentários em áudio e sem lettering para a Exposição Rebeldias.
  • Um vídeo de divulgação comentado (incluindo depoimentos, contexto de uso etc.). 
  • Link para versão virtual jogável ou “print and play” (para divulgação).

4.4. Jogos digitais. Categoria abrangendo a realização de jogos em meio eletrônico. Será avaliado em razão de suas regras, sua combinação com o tema e a experiência estética dessa interação, incluindo programação e interface de uso.

4.4.1. Documentação necessária: a inscrição deve ser acompanhada de 

  • versão executável do jogo, para Windows (para o júri; não será publicada) ou link de acesso (incluir senha e outras instruções no formulário de inscrição, se for o caso)
  • release (para imprensa e grande público) 
  • imagens de divulgação.
  • vídeo de apresentação estética (gameplay) sem comentários nem lettering (será usado para exposição em caso de não disponibilidade de versão jogável para o público).

4.4.2 Material complementar (recomendado): os autores podem incluir

  • Um vídeo de divulgação comentado (incluindo depoimentos, contexto de uso etc.). 
  • Link para versão jogável aberta ao público

5. ESPECIFICAÇÕES PARA VÍDEOS

5.1. Os vídeos submetidos para uso na divulgação do Concurso Rebeldias 2020 e na Exposição Rebeldias 2020 devem ter formato digital padrão (.MOV, .MPEG4, .MP4, .AVI) e  duração mínima de 1 minuto e máxima de 5 minutos. O tela deve estar orientada horizontalmente.

5.2. Os segundos iniciais do vídeo devem conter o texto “Concurso Rebeldias”, o nome do produto e autor(es).

5.3. A técnica de gravação pode ser profissional ou amadora. O texto pode ser inserido por edição ou com cartaz feito à mão. 

5.4. Por “vídeo comentado”, entenda-se com explicações sobre o trabalho e seu uso, sua mecânica ou outras características intrínsecas. “Depoimentos” podem ser de autores ou usuários.

5.5. Para melhorar a inteligibilidade, o autor pode incluir legendas.

5.6. Legenda embutida (closed caption) e tradução para LIBRAS não são necessárias, mas trabalhos com essas características terão preferência de divulgação.

5.7. A organização recomenda evitar o uso de trilha sonora e ilustrações que não sejam de uso liberado (creative commons). Direitos autorais sobre uso de música e outros ativos intelectuais devem ser recolhidos pelos autores do vídeo, quando for o caso.

5.8. Em caso de compartilhamento de vídeos de YouTube e outras plataformas de acesso público, recomenda-se a publicação como acessível publicamente, porém “não listado”, para manter o ineditismo até a divulgação do material no evento.

5.9. Após o anúncio dos artefatos selecionados para exposição, os autores que desejarem reenviar seus vídeos e outros materiais de divulgação estão autorizados a fazê-lo pelo e-mail de contato que a organização utilizar. Esse material complementar, bem como todo o material enviado anteriormente para publicação, será usado na Exposição Rebeldias 2020 de acordo com a conveniência e os princípios curatoriais da organização do evento.

6. ATRIBUIÇÕES E CRONOGRAMA

6.1 A comissão organizadora é responsável pela resolução de dúvidas e problemas referentes à inscrição de pessoas e trabalhos no Concurso Rebeldias. Em caso de necessidade de alteração de datas ou endereços, as alterações serão comunicadas ao inscrito pelo e-mail cadastrado. Questões referentes à categorização e aos pareceres sobre os trabalhos ficam a cargo da comissão científica do VII Fórum Acadêmico de Estudos Lúdicos. Questões referentes a logística e prazos são responsabilidade da Comissão de Trabalho do evento. Os coordenadores-gerais são a instância última para dirimir dúvidas sobre a realização do FAEL, do Concurso Rebeldias e da exposição correspondente.

6.2 Datas-chave para o Concurso Rebeldias

DataDescrição
7 de agostoAbertura de inscrições para o Concurso Rebeldias
14 de setembroPrazo limite para envio dos artefatos para o Concurso Rebeldias 
4 de outubroPrazo para pareceristas avaliarem (rejeitado / selecionado para exposição / finalista)
5 de outubroAbertura de inscrições para o público ouvinte
6 de outubroAnúncio dos selecionados para a Exposição Rebeldias Virtual. Os autores selecionados podem enviar material complementar de divulgação até a abertura da exposição.
23 de outubroAbertura da Exposição Rebeldias 2020 (virtual)
8 de novembroAnúncio da programação final do VII Fórum Acadêmico de Estudos Lúdicos
22 de novembroEncerramento das inscrições para público ouvinte
23 de novembro de 2020VII FAEL – Debates e demais eventos ao vivocerimônia de aberturamesa-redonda (s)fechamento de oficinaperguntas e respostas da sessão técnicapremiação do Concurso Rebeldias