Chamada de trabalhos – FAEL 8

Edital de chamada de textos e vídeos para as sessões técnicas do VIII Fórum Acadêmico de Estudos Lúdicos

Este edital descreve as condições para inscrição de trabalhos no VIII Fórum Acadêmico de Estudos Lúdicos (FAEL), realizado pela Rede Brasileira de Estudos Lúdicos (REBEL) e instituições parceiras.

Como associação sem fins lucrativos voltada ao conhecimento e à produção lúdica, a REBEL realiza o FAEL visando disseminar as boas práticas em criação e uso de jogos e humor. As sessões técnicas do FAEL são um espaço para inscrição gratuita de artigos e relatos sobre jogos, brinquedos, histórias em quadrinhos, humor, educação lúdica e ludificação, entre outros temas de interesse dos estudos lúdicos. Os trabalhos inscritos nas sessões técnicas do FAEL são automaticamente candidatos a publicação na Revista de Estudos Lúdicos (REVEL)

A seleção definitiva de trabalhos para publicação da REVEL, no entanto, fica a critério dos editores da revista. Os trabalhos aprovados para as sessões técnicas do VIII FAEL serão apresentados virtualmente ao público em outubro de 2021.

Trabalhos submetidos e aprovados para apresentação, mas por alguma razão não apresentados, não fazem jus a certificado de participação. 

1. ​ MODALIDADES DE INSCRIÇÃO

1.1. ​ Artigo completo

Trabalho que apresenta pesquisa madura, já finalizada, ou em estado avançado de desenvolvimento. Possui a participação de pelo menos um mestre ou doutor e está vinculado à pesquisa universitária por meio de projetos ou grupos de pesquisa. Deve ter um mínimo de sete (7) páginas e um máximo de dez (10) páginas, excetuando-se as referências e os anexos. O texto deve conter as seguintes seções (ou equivalentes): Resumo, Introdução, Métodos, Resultados, Discussão e Referências.

1.2. Resumo expandido

Pequeno artigo que mostra uma contribuição significativa em uma pesquisa em andamento (ou mesmo finalizada, desde que possa ser relatada brevemente). Pode ser apresentada por pesquisadores em nível de graduação ou pós-graduação. Devem ter um mínimo de quatro (4) páginas e um máximo de seis (6) páginas, excetuando-se as referências e os anexos. O texto deve conter as seguintes seções (ou equivalentes): Resumo, Introdução, Métodos, Resultados (esperados ou obtidos), Discussão e Referências.

1.3. ​ Relato de desenvolvimento

Artigo que comunica um ou mais aspectos da produção de jogos e afins, incluindo relatos de aplicação de técnicas de criação de regras, som, roteiro, desenho e animação. Deve ter um mínimo de quatro (4) páginas e um máximo de seis (6) páginas, excetuando-se as referências e os anexos. Para auxílio na criação do relato de desenvolvimento, o autor pode consultar o “Guia para redação do relato de desenvolvimento”, em https://www.rebel.org.br/fael/guia-relato/

O texto deve conter as seguintes seções (ou equivalentes): Resumo, Introdução (apresentação do jogo e seu alto conceito), Métodos (onde se apresentam o modelo de desenvolvimento e técnicas/instrumentos de desenvolvimento), Resultados (estágio atual do desenvolvimento e/ou seu objetivo pretendido), Considerações finais e Referências.

1.4. Formato dos trabalhos

  • O artigo deve ser enviado no formato “doc”, “docx” ou “odt”, tendo no máximo 10 MB.
  • Um artigo pode ter, no máximo, 5 autores. O corpo do artigo enviado deve conter o(s) nome(s) do(s) autor(es), os respectivos e-mails, e instituição.
       
  • A formatação     geral do artigo deve ser a seguinte: fonte Arial 12, espaçamento de     1,5 linha, margens superior e esquerda de 3cm e inferior e direita     de 2cm, com numeração progressiva de seções (1., 1.1., 2. etc.).
       
  • Os trabalhos serão submetidos exclusivamente pelo sistema de submissões do FAEL 8.
       
  • Todas as submissões devem ser originais, isto é, trabalhos inéditos, não-publicados, nem apresentados em quaisquer tipos de eventos.     Qualquer obra que tenha sido previamente publicada, ou está sendo apresentada simultaneamente em eventos ou revista, poderá ser rejeitada pela organização do FAEL.
       
  • O autor responsável pela submissão se certifica de que o artigo não incorre em nenhuma ilegalidade.

2. APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Em decorrência da Pandemia de COVID-19 e a lenta imunização populacional, inúmeros eventos, assim como o Fórum Acadêmico de Estudos Lúdicos, foram  adaptados para versão on-line, com a finalidade de evitar aglomerações e o contágio.

Portanto, a apresentação oral do trabalho inscrito no FAEL será substituída, em 2021, por uma apresentação virtual.

Por padrão, a apresentação no FAEL fica completa com a submissão, além do artigo, de um vídeo sobre esse artigo. Os vídeos serão incluídos no acervo do VIII FAEL a partir do processo de aprovação dos artigos. Serão disponibilizados no canal oficial da REBEL no Youtube e em canais oficiais do VIII FAEL. Fica a critério da organização do FAEL a realização ou não de debates e sessões de perguntas e respostas para as sessões técnicas, ficando os autores convidados para as sessões síncronas sem compromisso. Serão considerados “apresentados” e portanto válidos para obtenção de certificado de participação no FAEL os trabalhos tanto aprovados pelos pareceristas quanto apresentados em forma de vídeo. Exceções para o formato de vídeo podem ser negociadas com a produção do evento, ficando a decisão final, caso a caso, por conta da organização geral do FAEL.

2.1. ​Características da apresentação em vídeo

  1. O vídeo pode ser entregue na fase de inscrição de artigos ou na fase de entrega da versão final do artigo, após parecer crítico. 
    • Inscrições de artigo não acompanhadas de vídeo não são consideradas “completas”.
    • Vídeos inscritos na primeira fase de inscrição poderão ser substituídos por versões revisadas após parecer.
  2. O vídeo deve ter formato digital padrão (.MOV, .MPEG4, .MP4, .AVI) e  duração mínima de 10 minutos e máxima de 15 minutos. A tela deve estar orientada horizontalmente.
  3. Os segundos iniciais do vídeo devem conter o texto “VIII Fórum Acadêmico de Estudos Lúdicos”, o nome do artigo e autor(es).
  4. A técnica de gravação pode ser profissional ou amadora. O texto pode ser inserido por edição ou com cartaz feito à mão. A imagem pode ser o autor ou autora lendo partes do texto. Preferem-se vídeos com imagens do trabalho, como apresentação visual (“powerpoint”) com narração.
  5. O som deve ser alto e claro. Vídeos com áudio ininteligível serão desclassificados. 
  6. Para melhorar a inteligibilidade, o autor pode incluir legendas.
  7. Legenda embutida (closed caption) e tradução para LIBRAS não são necessárias, mas trabalhos com essas características terão preferência de divulgação.
  8. A organização recomenda evitar o uso de trilha sonora e ilustrações que não sejam de uso liberado (creative commons). Direitos autorais sobre uso de música e outros ativos intelectuais devem ser recolhidos pelos autores do vídeo, quando for o caso. 
  9. Em caso de compartilhamento de vídeos de YouTube e outras plataformas de acesso público, recomenda-se a publicação como acessível publicamente, porém “não listado”, para manter o ineditismo até a divulgação do material no evento.

3. INSCRIÇÕES

A submissão do artigo deverá ser feita por um dos autores, por meio do sistema de submissões do FAEL, por meio de uma ficha de submissão e de arquivos anexos (preferencialmente em nuvem), devendo conter:

  • Título do projeto
  • Autores 
  • Instituição    
  • Modalidade    
  • Resumo    
  • Arquivo de texto (enviar via site de compartilhamento)
  • Arquivo de vídeo, quando for o caso
  • Autorizações de cessão de imagem etc de todos os autores
  • Envio de fotos dos autores para divulgação em mídias diversas e redes sociais (opcional)

​4. ATRIBUIÇÕES E CRONOGRAMA

A Comissão Acadêmica do FAEL é responsável pela resolução de dúvidas e problemas referentes à inscrição de pessoas e trabalhos no FAEL. Em caso de necessidade de alteração de datas ou endereços, as alterações serão comunicadas ao inscrito pelo e-mail cadastrado. Questões referentes à categorização e aos pareceres sobre os trabalhos também ficam a cargo da Comissão Acadêmica. Questões referentes a logística e prazos são responsabilidade da Comissão de Trabalho. A Organização Geral é a instância última para dirimir dúvidas sobre a realização das sessões técnicas e do FAEL.

Datas-chave para sessões técnicas

13/jul/2021Abertura de inscrições para sessões técnicas
31/ago/2021Prazo limite para envio dos artigos para sessões técnicas
22/set/2021Devolução para os autores fazerem correções.
9/out/2021Entrega da versão final do artigo e do vídeo revisado, se for o caso
22/out/2021Lançamento dos artigos no YouTube do FAEL 8
23/out/2021VIII  FAEL – sessões ao vivo

O calendário  pode sofrer alterações por necessidade logística. Nesse caso, a Organização Geral fica responsável por adaptar os prazos minimizando os prejuízos à comunidade.

São Paulo, 13 de julho de  2021.

Ana Paula Albuquerque Teixeira

Ernane Guimarães Neto

pela Organização Geral do VIII FAEL